EMPREENDEDORISMO - Aluna de Processos Gerenciais aplica teoria na prática

06/07/2012 10:40

 

​Graciela Brito

 

No Brasil, as estatísticas mostram que as pequenas e médias empresas são as que mais empregam. Geralmente estão mais próximas da população. Muitas estão no nosso bairro, e algumas são gerenciadas por universitários, como é o caso da empresa de cosméticos Beleza em Foco, cuja sócia é a acadêmica Graciela Brito, da turma do curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais (PG01-B4), unidade Batista.

 

“Procurei a UVA para aprofundar meus conhecimentos sobre administração, para ter respaldo na hora de falar, ter uma formação, ter uma opinião própria do negócio”,  diz Graciela, justificando porque escolheu o curso de Processos Gerenciais para estudar.

 

Segundo ela, o que a levou para a sala de aula foi a necessidade de gerenciar o próprio negócio, não só do ponto de visa prático, do fazer, mas também teórico, do saber fazer, e assim poder ensinar. “Tenho vontade de ensinar, eu e minha mãe temos um sonho, que é o de abrir uma escola na área da beleza e já estamos dando os primeiros passos nesse sentido”, diz a estudante, demonstrando que quer ir mais além como empreendedora.

 

Graciela conta que sua empresa tem apenas dois anos. A atividade começou com sua mãe que, segundo ela, é uma talentosa cabeleireira. “Já tínhamos a loja de venda de cosméticos e partir dela ampliamos o negócio incorporando o salão. Tivemos a idéia de uma promoção – compre a tinta e ganhe uma aplicação de graça – o negócio foi crescendo, comecei a sentir medo de ficar pra trás, procurei estudar”, relata a universitária.

 

Sobre os estudos, a aluna conta que obteve informações que foram fundamentais para o desenvolvimento do negócio. Ela cita os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Gestão Contábil e a de Teoria Geral da Administração, que modificaram para melhor sua maneira de administrar, o que fez os seus lucros aumentarem. “Até agora a maioria dos  professores foram muito bons, muitos conhecimentos consigo colocar em prática na minha empresa”, ressalta. 

 

Loja Beleza em Foco

 

ATENDIMENTO

Além da promoção que a ajudou a alavancar as vendas, a acadêmica diz que o diferencial de sua empresa está no atendimento. “Se a cliente chega querendo que a gente faça uma determinada aplicação e a gente sabe que não vai prestar, não fazemos. Ela procura outro salão e faz, depois volta até nós para que a gente arrume o estrago”, exemplifica.

 

Para melhorar o atendimento, Graciela diz que recentemente viajou para participar de uma feira na área, e adquiriu uma máquina capaz de analisar o folículo do bulbo capilar e mostrar em imagens  para o cliente, a situação real do cabelo. “Com essa nova tecnologia podemos fazer um melhor diagnóstico e dizer qual é o melhor tratamento para o cabelo, nosso diferencial é focado no bom atendimento”, frisa.

 

Ainda em relação ao atendimento, a aluna diz que vem com sua mãe buscando fornecer um atendimento mais personalizado, isto é, no domicílio da cliente. “Já fazemos isso, só que com clientes antigos, queremos expandir esse atendimento que evidentemente tem um preço diferenciado”. Graciela é carioca e atualmente se considera plenamente adaptada ao Maranhão.

 

Redação: Silvio Martins