UVA realiza colações de grau em vários municípios do Maranhão

01/11/2011 11:37

Instituição cumpre a missão de preparar profissionais para o mercado de trabalho e para a vida

Neste mês de outubro mais de cem alunos da UVA-MA conseguiram conquistar o sonho de  concluir um curso de nível superior. Ao todo foram 166 alunos concludentes, que se formaram nos cursos de Pedagogia e de Gestão em Serviço de Saúde  dos pólos de Pinheiro, Santa Inês, Coroatá, Itapecuru e Rosário, cidades do interior do Maranhão.

Para a Curadora da UVA-MA, Profª. Lúcia Martins, que participou da colação de grau nos pólos do interior, este é um momento sublime, por ser a ocasião em que a instituição, além de diminuir o indicador negativo de educação no Maranhão, realiza o sonho de jovens e adultos  que precisam da formação de nível superior para melhorar a vida pessoal e a da coletividade. “É muito gratificante poder ser parte ativa dessa história, na qual a UVA vem cada vez mais contribuindo com melhoria da educação no Maranhão”, frisa a Curadora.

A Profª. Lucia Martins lembra que em 2002, um ano antes da UVA receber autorização para entrar no Maranhão, os dados apontavam que no Estado havia um déficit de mais de 97,3% de professores  não habilitados em nível superior, ou seja, a maioria dos professores em exercício nas quatro primeiras séries do ensino fundamental não tinham habilitação. “Começamos nossas atividades no Maranhão em 2004 e, hoje, podemos afirmar sem medo de cometer equívocos que há um Maranhão de antes e outro de depois da UVA”, ressalta a educadora.

O Coordenador de Interiorização da UVA-MA, Profº Reginaldo Costa , diz que o momento da formatura nos proporciona a sensação de dever cumprido  para com a sociedade e o mercado de trabalho. “Colocar a disposição do mercado de trabalho profissional habilitado, e proporcionar aos familiares esse momento de realização é muito gratificante”, salienta o coordenador de Interiorização.

No próximo dia 04, a UVA realiza, uma vez mais, o sonho de cerca de 190 formados em solenidade de colação de grau, que acontece no Multicenter Sebrae.