UVA-MA debate mercado de trabalho

24/10/2011 10:49

 

Para proporcionar uma reflexão sobre o mercado de trabalho aos acadêmicos dos cursos de gestão da  UVA em São Luis,  a coordenação da unidade Batista, no João Paulo,  realizou nos dias 17 e 18 deste mês, um ciclo de palestras com o tema “Abordagens corporativas no ambiente contemporâneo.

No primeiro dia, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ouvir a palestra do Prof. Carlos Maranhão sobre o perfil do novo profissional exigido pelo mercado de trabalho. E, também ouviram a palestra do Prof. Alexandre Júnior que tratou do tema empreendedorismo. 

Em sua palestra, o Prof° Maranhão buscou mostrar ao futuro profissional gestor a distribuição dos possíveis espaços no mercado de trabalho relacionando-os com as variadas qualificações oferecidas na universidade. “O que queremos é que o aluno alie a teoria com a prática e reflita sobre o mercado de trabalho”, frisou o palestrante.   

Já o Prof. Alexandre Júnior falou sobre  empreendedorismo como forma do aluno  criar sua própria oportunidade de trabalho. Para tanto, ele abordou as características do empreendedorismo, fazendo uma associação da gestão do negócio com o livro A arte da Guerra.

No segundo dia do ciclo de palestra, os estudantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre marketing pessoal e ética profissional. A palestra sobre ética profissional foi proferida pela economista e pedagoga Leopoldina Bedran que falou sobre os doutrinadores da ética, etiqueta, e o tripé em que todo profissional deve se apoiar, que são o conhecimento, a habilidade e atitude. “Para que o profissional possa ter sucesso, além do tripé ele tem que focar a ética profissional”, ressaltou a professora.

A palestra sobre marketing pessoal foi apresentada pela Profª. Renata Frota, que realizou uma encenação teatral mostrando uma entrevista de emprego, como forma de chamar a atenção dos alunos sobre os erros mais comum nessa situação. Na oportunidade, a palestrante também chamou a atenção sobre a necessidade do profissional buscar o autoconhecimento como forma de trabalhar melhor sua comunicação e conseqüentemente a imagem que projeta no mercado.

 

MENESTREL

Além da palestras, os alunos também puderam saborear  a apresentação teatral do ator e professor César Boaes. Durante o intervalo entre as palestras, César Boaes dramatizou o texto Menestrel de William Shakespeare, tornando o Ciclo de Palestra além de um encontro científico, um momento artístico cultural.  Veja abaixo um fragmento do  Menestrel.

 

“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.”