Penalva

 

 

 

 

O município de Penalva acha-se situado nas margens do Lago Cajari. Segundo a tradição corrente, a primeira penetração no território do município deve-se à ação evangelizadora dos padres da Companhia de Jesus e a vinda de elementos diversos, oriundos de vários pontos do País e até do exterior que, motivados pela ambição ou pelo espírito de aventura para ali se dirigiram, estabelecendo-se num sítio a que deram o nome de São Brás.

O povoamento do município tardou um pouco a se processar porque não continuou em uma natural seqüência, a partir de São Brás, tendo em vista que quase todos os primitivos colonizadores transferiram-se para outro local a que chamaram São José de Penalva, atual Penalva.

De simples povoado sem grande importância econômica, o antigo núcleo de São José de Penalva experimentou um relativo progresso que lhe ensejou ser elevado à categoria de Vila pela lei nº 955, de 21-06-1871. Entretanto, somente em 1938, Penalva passou à categoria de Cidade pela lei nº 45, de 29 de 29 de março.

O território do atual município foi desmembrado de Viana.

Gentílico: penalvense

 

População 2010

34.267

Área da unidade territorial (Km²)

738,250

Densidade demográfica (hab/Km²)

46,42

Fonte: IBGE

 

Faça-nos uma visita, ou entre em contato conosco. Estamos aguardando por você!

Unidade:Unidade Escolar Oliveiros Mendes

Endereço: Rua Celso Magalhães, s/n - Centro

Contatos: (98) 8188-1949 / 3358-1632

 

Gestora: Eliene Mendonça dos Santos